The IT Crowd

Jen, Moss e Roy, The IT Crowd

Jen, Moss e Roy, The IT Crowd

Nos dias de hoje, a tecnologia se tornou presença absoluta e indispensável na vida de praticamente todo mundo. Com isso, as grandes fortunas e as pessoas mais bem sucedidas são os assim chamados geeks, que — exatamente por conta de suas grandes fortunas (o dinheiro move o mundo) — deixaram de ter aquele estigma social tão pesado que carregavam até muito pouco tempo atrás. Hoje, gostar de quadrinhos, RPG, tecnologia e computadores não é mais coisa de doido. Muito pelo contrário, é até admirável. Era de se esperar que seriados tendo nerds como personagens principais (e não apenas como o esquisito do grupo) surgissem. Pretendo falar de vários deles nas semanas seguintes.

Mas agora falo de The IT Crowd. É uma sitcom britânica sobre dois funcionários do departamento de informática de uma grande empresa: Roy e Moss, que um dia recebem uma nova chefe, Jen, que, é claro, não entende nada a respeito de computadores. Não é a descrição de um enredo particularmente estimulante, mas poucas descrições são. O que faz The IT Crowd se destacar entre as sitcoms bobinhas que vemos por aí é a sua execução.

Primeiro, os geeks têm uma caracterização tão exagerada que é difícil não se tornar cômico. Pode parecer que me contradigo aí, afinal, Roy e Moss são nerds esquisitos típicos, o que eu disse ali em cima que é ruim. Mas, com eles, a linha do ridículo e crível é cruzada, e eles se tornam engraçados. O mesmo acontece com a caracterização de Jen, a chefe que não sabe nada de tecnologia. Esse estereótipo também é comum dentro dos círculos de IT, mas tão exageradamente aumentada, que é impossível não ser engraçado. Outros personagens e outros estereótipos exagerados também estão lá.

the_it_crowd_dvd

Mas não são cômicos por serem exagerados apenas. A comédia é bem escrita, e situações engraçadas — algumas vezes, também exageradas — aparecem. No entanto, provavelmente, o que atrai de verdade um geek para este seriado é que, para quem lidou com tecnologia por trabalho ou diversão nos últimos vinte anos, as piadas existem em diversos níveis. Uma pessoa “normal” pode assistir The IT Crowd e achar engraçadas as diversas situações que ali aparecem, mas quem gosta de tecnologia vai aproveitar muito mais — provavelmente, os escritores também são geeks, conhecem bem esse mundo e sabem criar boas piadas e referências. Por exemplo, a imagem acima é a tela de apresentação do DVD da série. Uma pessoa “normal” pode entender que aquilo parece “computadorístico” o suficiente para estar no DVD, mas apenas quem tinha um MSX ou um ZX Spectrum (provável fonte de inspiração, já que tanto o computador quanto a série vieram do mesmo país) vai olhar isso e dizer que é genial.

Para que se aprecie o humor e o estilo da série, seguem dois links do YouTube abaixo. Infelizmente, os vídeos não são embutíveis:

The IT Crowd explica a Internet

Pirataria é crime

The IT Crowd já está em sua terceira temporada. São temporadas curtas de apenas 6 episódios cada uma. Baixar na internet não deve ser difícil, já que os canais de TV brasileiros abandonaram a série. Podemos torcer para que um dia saiam os DVDs, mas também acho difícil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: