Eu sou a Lenda

Capa original do livro Eu sou a Lenda

Capa original do livro Eu sou a Lenda

Graças ao filme que recentemente foi para o cinema, fiquei curioso para ler o livro no qual ele foi baseado. A premissa tinha me deixado bastante curioso, afinal o livro já é um pouco velho, foi lançado em 1954 por Richard Matheson, e desde lá o nível da tecnologia cresceu muito. Então minha curiosidade era como era engendrada a epidemia de zumbis e como Robert Neville sobrevivia várias décadas antes do filme.

A princípio, a trama é a mesma, um único sobrevivente de uma epidemia que devastou o mundo, tenta continuar vivendo, apesar da solidão e dos ataques dos humanos que foram mortos pela mesma epidemia. Logo no início do livro vemos boas diferenças, Neville não é negro, não é militar e mora em uma casa de subúrbio. Os zumbis, que no livro são chamados de vampiros (porque são vampiros) fazem mais sentido, e apesar de terem morrido, ainda possuem um bom grau de inteligência. Neville não é um perito em bactérias mas mesmo assim faz o possível para tentar achar o que causa a mutação, sempre se apoiando nos livros que encontra na biblioteca.

A história tem vários flashbacks mostrando como ele se adaptou a viver na solidão, como tentou se tornar uma pessoa com mais educação e cultura e como ele matava os vampiros que encontrava durante o dia. Neste ponto o livro diverge totalmente do filme, e Neville encontra uma mulher que parece ser imune ao virus. Não vou me aprofundar mais porque ai estaria contando o fim do livro, mas tenho que dizer que é totalmente diferente da visão que foi passada no livro, e lembra um pouco o final alternativo que vem na versão dupla do DVD do Eu sou a Lenda. Posso acrescentar que o livro é bem curto, fácil de ler e não é pretencioso, nem complicado, mas que preferi o personagem do Will Smith no filme, que para mim parece muito mais solitário e humano. Uma boa leitura para uma tarde chuvosa.

Anúncios

One Response to Eu sou a Lenda

  1. […] mão, que eles utilizaram na locação. Semana passada achei o dvd duplo do Eu sou a Lenda (lá no Cafeína falei do livro do mesmo nome, passa lá e olha) por apenas R$ 4,99. Só queria ter mais tempo para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: