Final Fantasy III for DS

Final Fantasy sempre foi sinônimo de jogos de aventura de qualidade, desde seu início modesto e pixelado no Nintendinho até os dias de hoje. Todos os jogos conquistaram tantos fãs que alguns — como eu — se tornam fã de qualquer coisa da série. Não é de se admirar que a Square, produtora dos jogos, se sinta à vontade para relançar alguns dos títulos mais antigos — algumas vezes sem muito brilho, mas outras vezes refeitos da maneira mais sofisticada possível. É o que acontece com Final Fantasy III.

Nunca lançado antes oficialmente no mercado ocidental, foi jogado por muitos nos emuladores, com ROMs disponíveis na internet. O jogo representava o melhor que se podia obter com o NES, era estimulante, tinha um ótimo sistema de classes e nunca era frustrante. A história era meio fraquinha, mas o que se podia fazer naquela época? O jogo foi relançado em 2006 para o portátil Nintendo DS em grande estilo: ainda é o mesmo jogo, mas os gráficos foram reelaborados para serem tridimensionais e com mais detalhes, a música também ganhou um level-up e a história também ganhou algumas nuances.

O jogo ainda é o mesmo: o sistema de classes permanece, e saber qual classe usar em que situações é uma estratégia em si. A história continua fraquinha, mas pelo menos existe algum desenvolvimento de personagens. Na verdade, existem personagens — o jogo original não os tinha. A idéia é a mesma: alguém no mundo está ameaçando a integridade dos quatro cristais dos elementos, e quatro guerreiros predestinados se ocupam em salvar o mundo. Tudo com muitas batalhas, muitos monstros e muita magia em um cenário típico de fantasia medieval (com alguma tecnologia).

O interesse básico é ver como a Square usaria as tecnologias disponíveis no DS, mais especificamente a touchscreen. O resultado é um pouco misto. Nas cidades, se tornou muito fácil caminhar de um lado a outro, conversar com NPCs e selecionar uma ou outra coisa. Durante as batalhas também se torna bastante fácil, com um toque ou dois, selecionar a ação desejada. Mas continua sendo apenas uma adaptação para um estilo de interface que é feita com o controlador tradicional. Na tela de status, por exemplo, às vezes é necessário clicar duas vezes em um item, para selecionar e confirmar a seleção. Isso não deveria ser necessário, mas levemos em conta que é uma adaptação de um jogo antigo (haverá código reaproveitado?) e uma tecnologia pouco conhecida entre os games. Este mês deve sair o remake de Final Fantasy IV, cujas telas divulgadas na internet prometem algo um pouco melhor.

No final das contas, Final Fantasy III é um jogo que merece alguma atenção. É divertido, permite horas de entretenimento, é desafiante, tem todo o espírito que um jogo da marca deveria ter, roda em um portátil e é muito bom ver que um jogo antigo continua sendo bom.

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4 Responses to Final Fantasy III for DS

  1. Burning disse:

    Nunca cheguei a zerar o FF III, mas fui bem longe no emulador. Pelo que nas fotos o jogo ficou muito bom, mas e o som? Já ouvi o ost mas como soa ai no DS? Aliás tem algo que tb quero saber, na transição do FF Tactics para o Psp os sound effects tiveram umas mudanças estranhas, isso aconteceu também com o FF III? No Tactics os sons dos summons ficaram um tanto estridentes.

    Agora quero ver o IV. Parece animal!

  2. Mustrum Ridcully disse:

    O som no FF III ficou bom. Eu não sei dizer se tem algum glitch ou alguma conversão esquisita. Nunca ouvi o OST, mas posso dizer que as músicas ficaram boas. Não parece orquestra — é claramente som de video-game. Os efeitos sonoros também ficaram bons. Eu acho que não houve problemas porque praticamente tudo teve que ser refeito do zero — não deve ter nenhuma compatibilidade entre o NES e o DS que permita a passagem de dados puros de um para o outro. Acho que nem mesmo os mapas. Refeito do zero, a possibilidade de problema é menor.

    E é bom lembrar que os gráficos, apesar de muito bons, sofrem ainda a limitação do DS, que é um bom video-game, mas tem poucos recursos. Não existe, por exemplo, círculos no mundo, apenas hexágonos. 😀 Pra falar a verdade, eu tenho que tirar o chapéu para os designers da Square por conseguirem fazer o jogo ficar tão bom com tão poucos polígonos. Mas em no máximo uma semana eu estou em Brasília e aí você pode dar uma olhada.

    Quanto ao IV… não sei. Não gostei muito do character design e ainda por cima o jogo é dublado!! Não que eu não vá jogar, é claro. 🙂

  3. Space Invader disse:

    Hm…? Pensei que até o Final Fantasy 6 fosse tudo do Yoshitaka Amano. 🙂

  4. Mustrum Ridcully disse:

    De fato é, mas o que eu estava querendo dizer é que o desenho dos personagens na versão do Final Fantasy IV para o Nintendo DS deixou um pouco a desejar. Talvez, exatamente porque eles quiseram ser fiéis demais aos designs do Yoshitaka Amano: personagens esguios, com pernas compridas, etc. Ficou meio esquisito.

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